segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Suki-tte Ii Na Yo

Suki-tte Ii Na Yo é um manga japonês da mangaka Hazuki Kanae. O manga é um shoujo (romance) que começou a ser publicado em 2008 no Japão, pela editora Shueisha, mas atualmente é publicado pela editora Kodansha, na magazine  Dessert. A história está em andamento e já conta com 10 volumes e uma adaptação em anime, que começou a ser exibida pela ZEXCS a 6 de outubro de 2012.

Imagem do Anime.
História:

Mei Tachibana, de 16 anos de idade, passou os seus anos no ensino secundário sem fazer amigos ou ter um namorado, pois ela acha que todas as pessoas são falsas e só agem por interesse próprio, sendo um desperdício de tempo fazer amigos. Esse comportamento deve-se ao fato de ela ter sofrido bullying quando era mais nova.
Devido a um mal-entendido, ela dá um Mawashi geri (chute circular usado no Karaté) em Yamato Kurosawa, o rapaz mais popular da escola, que, por alguma razão começa a gostar dela e eles acabam tornando-se amigos. É a partir daqui que Mei começa a confiar mais nas pessoas e a fazer amigos.


O que faz dessa uma história diferente das demais (onde uma rapariga conhece um rapaz, eles se apaixonam e têm de enfrentar uma série de dificuldades para ficarem juntos), é o fato de todos os personagens sofrerem, ou terem sofrido, algum tipo de bullying. Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas, sendo entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e/ou maltrato.

Em Suki-tte Ii Na Yo, por exemplo, há uma personagem que sofreu bullying por ser pobre e se torna obsessiva em conseguir fama e dinheiro. Outro personagem, por ter sofrido bullying quando era mais novo, quer se vingar de todos os que o magoaram . Apesar de ser um tema pesado e angustiante, a autora consegue tratá-lo de forma delicada, sem deixar de mostrar o efeito dos traumas na vida dos personagens.

Não existem vilões nesta história. Como na vida real, ninguém é completamente mau ou bom, todas as pessoas querem ser felizes, mas às vezes, cometem erros tentando alcançar os seus objetivos. No ínicio, o leitor pode achar que o personagem X é mau, egoísta, ou interesseiro, mas a autora faz questão de mostrar o outro lado da moeda para cada um deles. Todos os personagens tem qualidades e defeitos.

Ao falar sobre a história, no final do volume 1, Hazuki escreveu: “Neste manga, eu queria desenhar sobre o amor de uma menina que tem algumas peculiaridades. Uma menina que sempre esteve sozinha apredende sobre o carinho nas outras pessoas e passa a interagir com elas... Enquanto ela está confusa por diferentes sentimentos que ela nunca vivenciou antes, ela começa a conviver com outras pessoas no seu próprio jeito desengonçado. (...) Me faria muito feliz, se as pessoas que estão passando por uma situação parecida, sentissem algo quando lessem este manga.”


Fontes: Shoujo Scans; Wikipedia



Sem comentários:

Enviar um comentário